DESCASO EM SANTO AMARO: ESGOTO A CÉU ABERTO ADOECE MORADORES E ESPANTA CLIENTES NO RECIFE

Há mais de três anos, os moradores do bairro de Santo Amaro, na Zona Norte do Recife, convivem com o abandono. As denúncias são claras: falta de manutenção no sistema de saneamento básico tem transformado a Rua Fausto Belo Rabelo e áreas próximas em um verdadeiro cenário de risco.
O mau cheiro constante afasta a clientela dos pequenos comércios e prejudica o dia a dia de quem vive na região. “A água podre invade minha casa. Já coloquei tapetes, tentei vedar, mas não adianta. Ontem sequei, hoje já está tudo alagado de novo”, relata uma moradora que ainda escapou por pouco de uma queda grave ao escorregar no lodo da calçada.
Segundo os relatos, crianças e idosos já sofreram acidentes causados pela água de esgoto acumulada. O ambiente insalubre facilita a proliferação de mosquitos, baratas e outros vetores de doenças, colocando a saúde pública em xeque.
Mesmo após quatro meses da última visita da reportagem, nada foi feito. A população afirma que já procurou a Compesa, a Ilurbe, a Prefeitura do Recife e até o Ministério Público, mas nenhuma resposta concreta foi dada até agora.
“É um empurra-empurra. Cada órgão joga a responsabilidade para o outro. E enquanto isso, seguimos no esgoto, esperando uma solução”, desabafa outro morador.
Diante do silêncio das autoridades, a esperança é que a pressão popular force uma resposta. “Só queremos dignidade. É impossível continuar vivendo assim”, finaliza uma moradora.