Deserto do Saara registra chuvas e alagamentos

CHUVA NO SAARA: UM FENÔMENO RARO TRAZ UMIDADE AO DESERTO

Uma chuva excepcional recentemente transformou o deserto do Saara, criando lagoas entre palmeiras e dunas e trazendo umidade para uma das regiões mais secas do planeta. O sudeste do Marrocos, conhecido por seu clima árido e por raramente receber precipitações no final do verão, foi surpreendido por esse fenômeno.

Nesta semana, o governo marroquino anunciou que dois dias de chuvas intensas no final de setembro ultrapassaram as médias anuais em diversas localidades que normalmente recebem menos de 250 milímetros de água por ano. Entre as regiões mais afetadas está Tata, situada no sul do país.

Na vila de Tagounite, a aproximadamente 450 quilômetros ao sul da capital Rabat, foram registrados mais de 100 milímetros de chuva em apenas 24 horas.

Meteorologistas classificam essas chuvas como uma tempestade extratropical, que pode ter um impacto significativo no clima da região nos próximos meses e anos. O fenômeno aumenta a umidade do ar, resultando em maior evaporação e potencialmente atraindo novas tempestades, como explicou o especialista Youabeb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *