Diretor de presídio no Ceará é preso por facilitar entrada de celulares
Na última operação realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP), o policial penal Antônio Weiber Rodrigues da Silva, diretor-adjunto da Unidade Prisional Clodoaldo Pinho, foi detido sob suspeita de facilitar a entrada de aparelhos celulares e outros materiais ilícitos na unidade. A ação coordenada resultou também no cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a outros possíveis envolvidos no esquema.
O suspeito agora está sob a custódia da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança (CGD), aguardando as investigações em curso.
A operação, realizada com o apoio do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) da SAP, contou com a colaboração dos policiais penais plantonistas e foi conduzida de forma integrada com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Delegacia de Assuntos Internos da CGD.
Advogada é Presa em Flagrante com Bilhete de Conteúdo Criminal
Em um evento separado no último mês, uma advogada foi detida em flagrante durante uma visita a um presídio na Grande Fortaleza. A polícia penal plantonista da Unidade Prisional Professor José Jucá Neto – UP Itaitinga 3 a interceptou portando um bilhete contendo instruções relacionadas ao tráfico de drogas, repassadas por um detento que ela representava.
A SAP confirmou o incidente em comunicado, especificando que a advogada Valner Krislane Procópio dos Santos foi flagrada portando um bilhete com anotações de conteúdo criminoso, relacionadas a valores e instruções sobre tráfico de drogas. A defesa da advogada contestou as acusações de associação para o tráfico e integração em organização criminosa, considerando-as “desproporcionais”.