Estudo aponta alimentos que podem causar insônia
Refrigerantes, biscoitos, bolos prontos e refeições congeladas: esses são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados que, segundo uma pesquisa recente, podem levar à insônia crônica. O estudo, conduzido por epidemiologistas das universidades de Sorbonne (França) e Columbia (EUA), foi publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics.
Os pesquisadores analisaram dados de 38,5 mil adultos do estudo NutriNet-Santé, que monitora os hábitos de vida dos franceses desde 2009. Descobriram que 16% dos participantes obtinham a maior parte de suas calorias de ultraprocessados e 19,4% relataram insônia crônica. Entre esses grupos, houve uma significativa coincidência: homens com dietas ricas em ultraprocessados têm 9% mais chances de insônia crônica, enquanto em mulheres, o risco aumenta em 5%.
Embora a relação exata entre consumo de ultraprocessados e insônia ainda não esteja clara, sabe-se que esses alimentos contribuem para o ganho de peso, e pessoas com sobrepeso tendem a dormir mal.