EX-PRÍNCIPE ANDREW É PRESO NO REINO UNIDO POR SUSPEITA DE REPASSAR RELATÓRIOS A EPSTEIN, DIZ BBC

O ex-príncipe Andrew, de 66 anos, foi preso nesta quinta-feira (19) no Reino Unido, em meio a uma investigação sobre possíveis ligações com o criminoso sexual Jeffrey Epstein. A informação foi divulgada pela rede britânica BBC e confirmada por outros veículos locais.
A Polícia do Vale do Tâmisa informou que prendeu um homem na faixa dos 60 anos sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público, após uma “avaliação minuciosa”. A corporação não citou oficialmente o nome do detido, alegando que precisa preservar a identidade do preso, mas a imprensa britânica aponta que se trata de Andrew Mountbatten-Windsor.
De acordo com a polícia, agentes também cumpriram mandados de busca em dois endereços ligados ao suspeito: um em Berkshire, a oeste de Londres, e outro em Norfolk, no leste da Inglaterra. A polícia de Norfolk confirmou que está prestando apoio à operação.
Segundo o subchefe de polícia Oliver Wright, a investigação foi aberta para apurar a suspeita de que Andrew teria enviado relatórios confidenciais a Jeffrey Epstein durante o período em que atuou como representante especial do Reino Unido para o Comércio Internacional.
A BBC informou que, caso seja considerado culpado, Andrew pode ser condenado à prisão perpétua, já que o crime de má conduta no exercício de cargo público é tratado com máxima gravidade na legislação britânica. A polícia pode manter o ex-príncipe detido por até 96 horas.
O nome de Andrew aparece repetidas vezes em documentos do caso Epstein, divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos desde dezembro. Ele também já foi acusado de agressões sexuais por Virginia Giuffre, testemunha central do caso Epstein, quando ela ainda era menor de idade. Andrew sempre negou as acusações.
A prisão ocorre em meio a uma crise prolongada na família real britânica. Desde outubro, Andrew havia sido destituído de seus títulos reais por seu irmão, o rei Charles III, após novas revelações sobre sua amizade com Epstein. Ele também teria sido afastado da residência oficial em Windsor e passou a viver em uma casa de campo em Sandringham.
Até o momento, a família real do Reino Unido não se pronunciou oficialmente sobre a prisão.