Ex-vice-prefeito de Itu, foragido por homicídio, é preso em Olinda com documento falso

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu na última quarta-feira (6) o ex-vice-prefeito de Itu, São Paulo, Élio Oliveira Júnior, condenado a 20 anos de prisão por homicídio e tentativa de homicídio. Oliveira Júnior, que estava foragido desde 2017, foi encontrado em um hotel no bairro Casa Caiada, em Olinda, onde residia com documentos falsos desde dezembro de 2023.

Condenado em 2015, o ex-vice-prefeito foi responsabilizado pela morte do advogado Humberto da Silva Monteiro e apontado como mandante de um atentado contra o radialista Josué Dantas em Itu, ambos em 2006. No momento da abordagem em Olinda, Oliveira Júnior apresentou documentação falsa, sendo preso em flagrante.

Esta não é a primeira vez que ele é detido por falsificação de documentos. Em 2018, ele cumpriu 18 meses de prisão na Paraíba pelo mesmo motivo, mas foi solto após obter um habeas corpus. Desde então, manteve-se foragido até ser localizado em Pernambuco, onde residia escondido.

O homicídio ocorreu em 2006, quando Humberto Monteiro foi assassinado com dois tiros na cabeça enquanto estava no banco do passageiro de uma caminhonete dirigida pelo radialista Josué Dantas, também alvo dos disparos, que escapou ileso. Acredita-se que o crime tenha sido motivado por divergências políticas.

Outros suspeitos do crime, incluindo Tiago Martins Bandeira e Eduardo Aparecido Crepaldi, teriam auxiliado Oliveira Júnior na execução. Além disso, os seguranças do ex-vice-prefeito, Luís Antônio Roque, conhecido como “Tonhão”, e o ex-policial militar Nicéias Brito, foram condenados por participação no homicídio. José Roberto Trabachini, ex-líder de torcida do Ituano, chegou a ser investigado sob suspeita de tentar contratar os assassinos, mas foi absolvido.

Oliveira Júnior, que também ocupou o cargo de vereador em Ribeirão Preto até ter o mandato cassado por quebra de decoro em 2011, é o único envolvido no crime que permaneceu foragido até agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *