FILHOTE DE BALEIA-JUBARTE APARECE MORTO EM PRAIA DE ITAMARACÁ E CHOCA MORADORES

Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado morto e encalhado na Praia do Pilar, na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, na madrugada desta terça-feira (5). O animal, que media cerca de 8,5 metros e pesava entre seis e oito toneladas, chamou atenção de moradores e frequentadores da orla, que pararam para registrar a cena.

Segundo a Prefeitura de Itamaracá, a presença de baleias na região é comum nesta época do ano, devido à migração em busca de águas mais quentes e maior oferta de alimento. A baleia também apresentava marcas de mordidas de tubarão, de acordo com informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que foi acionado para apurar o caso.

De acordo com o pescador Ângelo Rodrigues, que trabalha há cinco anos na região, baleias são vistas com frequência em alto-mar, mas essa foi a primeira vez que presenciou um encalhe. “Foi assustador ver um animal desse porte, mesmo sendo apenas um filhote”, relatou.

A Secretaria de Meio Ambiente de Itamaracá afirmou que é relativamente comum que filhotes se percam do grupo durante a migração e, desorientados, acabem encalhando. Técnicos do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) estiveram no local para coletar amostras e elaborar um laudo técnico que indicará a causa da morte.

O corpo do animal será enterrado em uma área fora do alcance da maré e afastada de residências, como medida preventiva de segurança ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *