Forças de Israel resgatam corpo de brasileiro morto pelo Hamas
As Forças de Defesa de Israel (FDI) oficialmente confirmaram a trágica morte de Michel Nisenbaum, um brasileiro-israelense de 59 anos. Seu corpo foi encontrado na Faixa de Gaza e, na manhã de quarta-feira, dia 22, os militares o repatriaram para Israel junto com outros dois reféns.
Michel Nisenbaum havia sido declarado desaparecido desde 7 de outubro do ano passado, quando o grupo Hamas realizou uma incursão em Israel, resultando na morte de cerca de 1.200 civis e militares. Nisenbaum, residente de Sderot, saiu de casa naquele dia para buscar sua neta de 4 anos, que estava com seu pai, um militar.
Enquanto pai e filha sobreviveram a um ataque em uma base das FDI, Nisenbaum não teve a mesma sorte. Ele foi baleado e morto enquanto dirigia na Rota 232. Segundo uma das filhas da vítima, durante uma ligação telefônica, alguém do outro lado da linha gritava o nome do Hamas.
O carro que Nisenbaum dirigia foi incendiado, mas a polícia confirmou que ele não estava no veículo no momento do ataque.
Michel Nisenbaum deixa duas filhas, Chen e Michal. Chen é mãe de três filhos pequenos, enquanto Michal deu à luz seu terceiro filho, um menino, no início deste ano.
Com dupla cidadania (israelense e brasileira), o brasileiro era um técnico em informática que morava em Israel há 45 anos. Seu nome estava na lista de 138 reféns mantidos pelo grupo Hamas. Além de Nisenbaum, os corpos de mais dois reféns foram recuperados: Hanan Yablonka, 42, e Orión Hernández Rado, 30.
A guerra entre Israel e o Hamas teve início em 7 de outubro, quando o grupo invadiu o território israelense. Desde então, o governo de Israel tem realizado bombardeios e incursões terrestres na Faixa de Gaza, região dominada pelo Hamas.