Fumaça de queimadas cobre o Brasil e dá para ver do espaço
Corredor de Fumaça Intoxicante Atinge Diversos Estados Brasileiros e é Visível do Espaço
Uma espessa nuvem de fumaça, originada das queimadas na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal, está cobrindo pelo menos dez estados brasileiros e é visível até do espaço. Imagens de satélite revelam a extensão e a gravidade do fenômeno, que deve persistir até a próxima sexta-feira (23).
Situação Atual
As queimadas precoces têm causado estragos severos na Amazônia e no Pantanal desde a última sexta-feira (16). A fumaça já alcançou as regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Atualmente, há 1.540 focos de incêndio ativos no Brasil, com 73,7% deles localizados na Amazônia e no Cerrado.
Corredor de Fumaça
De acordo com a MetSul Meteorologia, a fumaça está sendo transportada por uma corrente de jatos quentes e secos, comum nesta época do ano, que opera a cerca de 1.500 metros de altitude. Este fenômeno resultou na formação de um extenso corredor de fumaça que se estende por várias partes do país. A fuligem afeta principalmente o Amazonas, Roraima e Pará, onde está mais próxima da superfície. Mapas do Copernicus, o Programa de Observação da Terra da União Europeia, mostram que a fumaça também alcançou com intensidade os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nessas regiões, o ar está carregado de poluentes, deixando o céu com um tom acinzentado e um aspecto opaco.