Governo Federal interrompe Operação Carro-Pipa no interior do Nordeste
A suspensão da Operação Carro-Pipa pelo Exército, que afeta todo o semiárido nordestino, chega em um momento crítico, com a seca se intensificando na região. A notícia, divulgada ontem na Paraíba pelo repórter Wallison Bezerra, do site MaisPB, se espalhou rapidamente, alcançando também Pernambuco, começando por Petrolina, no Sertão do São Francisco.
Em comunicado oficial enviado pelo 72º Batalhão de Infantaria da Caatinga à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Petrolina, o Exército informou que a operação está suspensa desde ontem. O motivo alegado no documento é a falta de recursos. O ofício também solicita que os pipeiros de Petrolina sejam comunicados sobre a medida. O Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército, com sede em João Pessoa, confirmou a paralisação e esclareceu que a medida foi tomada devido à ausência de descentralização de recursos financeiros por parte do Governo Federal.
Na Paraíba, a operação atende 159 municípios e abastece cerca de 270 mil pessoas, conforme dados da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup). A falta de verba, segundo o Governo Federal, pode ser atribuída aos cortes orçamentários realizados pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afetando todos os ministérios de forma geral.