Homem cai de cima de vagão ao praticar “surfe ferroviário” no Metrô do Recife; Linha Centro é temporariamente paralisada
Na tarde desta sexta-feira (25), um homem caiu de cima de um vagão do Metrô do Recife enquanto praticava o chamado “surfe ferroviário”, atividade perigosa e proibida, que consiste em se deslocar sobre os trens. O acidente ocorreu próximo à Estação Afogados, na Zona Sul do Recife.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado às 14h28 para atender a vítima, cujo estado de saúde ainda não foi divulgado. Em razão do incidente, o sistema da Linha Centro foi temporariamente interrompido, mas a circulação foi retomada por volta das 15h e segue normalmente, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) reforçou o alerta sobre os riscos dessa prática. “Ações como essa colocam vidas em perigo e comprometem a segurança operacional dos trens. Reforçamos que invadir áreas restritas e praticar ‘surfe ferroviário’ são atitudes proibidas e extremamente perigosas”, destacou a CBTU, acrescentando que continua investindo em medidas de segurança e conscientização dos passageiros.
Usuários do Metrô podem denunciar práticas de “surfe ferroviário” através do telefone 3972-8778, disponível 24 horas. O anonimato é garantido para quem quiser contribuir com a segurança do sistema.