Incêndios florestais no Brasil queimam uma cidade do Rio de Janeiro a cada 5 dias
As queimadas no Brasil no primeiro semestre deste ano devastaram uma área total de 4,48 milhões de hectares, segundo o levantamento do Monitor do Fogo, do MapBiomas. Isso equivale a uma média de 246,37 km² consumidos pelo fogo a cada ocorrência, quase um quinto do tamanho da cidade do Rio de Janeiro, que abrange 1.200 km².
O aumento foi alarmante: um aumento de 529% em comparação aos anos anteriores. A maior parte das queimadas, 78%, ocorreu em áreas de vegetação nativa, enquanto regiões de pastagem e outros usos completaram o restante das ocorrências.
Apesar da atenção focada recentemente no Pantanal devido ao aumento abrupto das queimadas, a Amazônia continua sendo o bioma mais afetado, com 2,97 milhões de hectares queimados, representando 66% do total nacional.
Em seguida, o Cerrado registrou 947 mil hectares queimados, marcando um aumento de 48% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que 72% das queimadas ocorreram em áreas de vegetação nativa.
O Pantanal, por sua vez, perdeu 468 mil hectares no primeiro semestre deste ano, com 79% dessas queimadas concentradas apenas em junho, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), totalizando 3.568 ocorrências.