Jaboatão inicia processo para armar Guarda Municipal e inaugura nova sede de segurança

Prefeito destaca em rede social encontro na Polícia Federal

Prefeito assina ofício à Polícia Federal e entrega distintivos a novos sub-inspetores da Guarda

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, deu nesta terça-feira (22) o primeiro passo para transformar a Guarda Civil Municipal em uma corporação armada. Durante cerimônia no Palácio da Batalha, o prefeito Mano Medeiros assinou o ofício que inicia oficialmente o processo junto à Polícia Federal.

“Quando eu digo aqui que levarei à Polícia Federal o pedido de armamento da Guarda, é porque estamos fortalecendo uma causa coletiva. Estamos investindo na segurança da cidade e valorizando nossos profissionais”, afirmou o prefeito.

A medida segue os passos da capital pernambucana, que também apresentou recentemente à PF o protocolo para armar a Guarda Municipal do Recife. Em Jaboatão, o próximo passo será a apresentação de Projetos de Lei à Câmara dos Vereadores, estabelecendo a base legal para a mudança.

Além do anúncio, a prefeitura inaugurou a nova sede da Secretaria Executiva de Segurança Cidadã, que agora também abriga o comando da Guarda Civil Municipal. A estrutura foi pensada para oferecer melhores condições de trabalho e integração entre as forças de segurança do município.

Durante o evento, 42 guardas civis foram promovidos ao posto de sub-inspetor e receberam seus novos distintivos em solenidade simbólica. A valorização da tropa foi destacada como parte fundamental da política de segurança do município.

A proposta de armar a Guarda Municipal ainda deve gerar debate entre vereadores e especialistas, mas já é vista pela gestão como um avanço necessário diante do cenário de violência urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *