Macaco-prego é resgatado de cativeiro em Sertânia, PE
Durante uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), um macaco-prego foi resgatado em Sertânia, no Sertão pernambucano. O animal, encontrado em uma pequena jaula de ferro sem alimentação, mede 40 centímetros e tem cerca de 40 anos, segundo especialistas da CPRH.
Além do macaco, a operação também resgatou 26 pássaros e quatro jabutis. A ação foi desencadeada após denúncias de moradores sobre a criação ilegal dos animais. No momento da abordagem, os responsáveis entregaram os animais voluntariamente.
De acordo com a PRF, “o órgão ambiental lavrou um termo de entrega voluntária com base no Decreto 6514, que não estabelece multa ou pena diante dessa voluntariedade”. O macaco-prego foi encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – Cetras Tangará, onde passará por avaliações para determinar se poderá ser solto na natureza.
Este ano, a PRF já resgatou 305 animais silvestres em Pernambuco, sendo 170 durante a Semana do Meio Ambiente, de 3 a 7 de junho. Em 2023, foram resgatados 641 animais silvestres, com alguns retornando ao habitat natural.