MOTOCICLISTA MORRE AO COLIDIR COM CAVALO NA PE-15; ACIDENTES COM ANIMAIS SOLTOS VIRAM ROTINA NA RMR
Um jovem motociclista de 23 anos morreu na noite do domingo (31) após colidir com uma égua solta na PE-15, em Olinda, na altura do bairro de Ouro Preto. O animal, que estaria prenhe, também morreu no local.
Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas encontraram a vítima já sem vida. O rapaz, formado em Direito e morador de Santo Amaro, no Recife, foi lembrado por familiares como “trabalhador, sorridente e muito brincalhão”.
ACIDENTES FREQUENTES
Moradores relatam que colisões envolvendo animais e veículos são comuns na rodovia. “É um trecho onde os acidentes são frequentes, tanto por conta de animais soltos como pela alta velocidade”, disse Elaine Souza, que presenciou o caso.
No dia seguinte ao acidente fatal, outro veículo atingiu uma égua em Água Fria, no Recife. O motorista fugiu e o animal, com fratura exposta, precisou ser sacrificado. Na semana passada, outro motociclista ficou ferido após colidir com um cavalo na Avenida Perimetral, em Olinda.
ALERTA DE ATIVISTAS
Segundo o ativista Douglas Brito, muitos animais são abandonados após a proibição dos carroceiros ou soltos pelos próprios donos durante a madrugada para buscar alimento. “É preciso responsabilizar os tutores e cobrar mais eficiência das prefeituras”, destacou.
O QUE DIZEM AS PREFEITURAS
- Recife: informou que denúncias de animais soltos devem ser feitas pelo aplicativo Conecta Recife, pelo Gabinete de Defesa dos Animais (3355-1670) ou pelo Centro de Vigilância Ambiental (3355-7712). Também reforçou que a circulação de veículos de tração animal será proibida a partir de janeiro de 2026.
- Olinda: lamentou a morte do motociclista e afirmou que mais de 100 cavalos já foram recolhidos das ruas. A gestão municipal garantiu que investiga os responsáveis e promete endurecer as multas contra os proprietários.