MPT identifica indícios de assédio generalizado no Ministério dos Direitos Humanos mesmo após saída de Silvio Almeida

Ministério Público do Trabalho (MPT) encontrou indícios de assédio moral disseminado no Ministério dos Direitos Humanos, revelando que a prática persistiu mesmo após a saída do ex-ministro Silvio Almeida. Almeida foi exonerado no ano passado após denúncias de assédio e importunação sexual, inclusive contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

A investigação do MPT, que inicialmente apontava para um problema pontual no alto escalão da pasta, foi ampliada após depoimentos de vítimas e testemunhas indicarem que os casos continuaram a ocorrer em outros departamentos. Além disso, o elevado número de afastamentos por saúde mental e a frequente troca de funcionários chamaram a atenção dos investigadores.

O caso específico de Silvio Almeida segue em apuração pela Polícia Federal, em um inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Procurada pela Coluna do Estadão, a defesa do ex-ministro não se manifestou.

Possíveis consequências

Ao fim das investigações, o MPT poderá firmar um acordo com o ministério, exigindo medidas concretas para prevenir e combater o assédio moral. Em um cenário mais severo, a pasta pode ser processada na Justiça trabalhista e condenada ao pagamento de multa, como ocorreu durante o governo Bolsonaro, quando a Caixa Econômica Federal foi obrigada a pagar R$ 10 milhões por omissão nos casos de assédio cometidos pelo então presidente da estatal, Pedro Guimarães.

Em janeiro deste ano, o próprio Ministério dos Direitos Humanos relatou à Controladoria-Geral da União (CGU)indícios de que, durante a gestão de Silvio Almeida, uma funcionária que denunciou assédio sexual e moral teria sido retaliada. A CGU assumiu a apuração do caso.

Resposta do Ministério dos Direitos Humanos

Em nota, a pasta informou que pretende lançar um “Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação”, com o objetivo de “promover um ambiente institucional saudável e seguro”. Além disso, destacou que já implementou uma Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, incluindo atendimento psicológico aos funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *