Obras no Aeroporto de Fernando de Noronha sofre novos atrasos
O presidente do Conselho Distrital de Fernando de Noronha, Ailton Araújo Júnior, criticou mais um atraso nas obras do aeroporto da ilha, cujo processo de pavimentação do eixo central teve início em 24 de setembro. A previsão inicial do governo de Pernambuco era concluir os trabalhos em 60 dias, mas esse prazo não foi cumprido, e o cronograma sofreu diversas alterações. “Houve mais um novo atraso na obra. O Conselho Distrital não foi informado sobre a prorrogação do serviço. Não recebemos um calendário atualizado, nem uma justificativa para a mudança. Isso é um absurdo”, afirmou Ailton Júnior.
As obras, que abrangem um total de 1.845 metros de pista, estão sendo realizadas por 56 trabalhadores durante o período noturno, quando o aeroporto está fechado. A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) é a responsável pelos serviços, que têm um investimento de R$ 60 milhões.
O g1 entrou em contato com a Semobi para obter esclarecimentos sobre os motivos do novo atraso e a nova previsão para a conclusão, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu pousos de aeronaves de grande porte, como Boeings e jatos, em Fernando de Noronha, devido a fissuras e buracos na pista do aeroporto.
A restrição levou a companhia aérea Azul a operar com aviões menores do modelo ATR, enquanto a Gol suspendeu suas operações na ilha. Em janeiro de 2023, a Voepass iniciou voos para Noronha com a mesma aeronave ATR.