Operação Sinistro desmantela esquema milionário de fraude no seguro DPVAT em Pernambuco
19 pessoas presas e empresas bloqueadas; policial civil e médicos estão entre investigados
A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta quinta-feira (14) a Operação Sinistro, que desarticulou uma quadrilha suspeita de fraudar indenizações do seguro DPVAT, destinado a vítimas de acidentes de trânsito.
A ação cumpriu 19 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em cidades de Pernambuco, Paraíba e São Paulo. Duas empresas ligadas ao esquema tiveram as atividades suspensas e os bens bloqueados.
Segundo as investigações, iniciadas em 2021, boletins de ocorrência eram registrados na delegacia de Glória de Goitá, mesmo para acidentes ocorridos a quilômetros dali. Entre os alvos está o policial civil Severino Evaldo do Nascimento, apontado como articulador dos registros fraudulentos.
A empresa J&S Assessoria, que representava vítimas de trânsito, também foi alvo. De acordo com o inquérito, ela exigia até 30% das indenizações. O suposto responsável, Jonnathan Nascimento Gomes de Lima, teria recebido valores em mãos e via contas pessoais.
Quatro médicos são suspeitos de falsificar laudos para liberar pagamentos. Ao todo, 90 policiais participaram da operação, que investiga crimes de falsidade ideológica, estelionato, corrupção ativa e passiva e uso de documentos falsos.
A Polícia Civil contou com apoio das polícias da Paraíba e de São Paulo, além da Corregedoria da SDS-PE.