Pernambuco Deve Ter Trimestre com Chuvas Abaixo da Média e Calor Intenso, Aponta Apac

A previsão climática divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) aponta que Pernambuco enfrentará um trimestre com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas. Os meses de novembro e dezembro de 2024 e janeiro de 2025, que incluem o final da primavera e o início do verão, serão marcados por menos precipitações e mais calor em todo o estado.

O estudo climático, baseado em modelos da Apac, indica uma probabilidade de 75% de ocorrência do fenômeno La Niña em sua fase fraca, condição que interfere diretamente no clima. “No Oceano Atlântico Tropical, observamos um resfriamento na porção sul e aquecimento na porção norte, o que desfavorece a formação de chuvas no Nordeste”, detalha a agência.

Tradicionalmente, essa época é caracterizada por clima seco na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste, enquanto no Sertão marca o início da pré-estação chuvosa. No entanto, a Apac reforça que as precipitações serão pontuais e seguidas de longos períodos secos, especialmente no Sertão.

A projeção foi consolidada durante a Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, e visa orientar a população e autoridades sobre o uso consciente de recursos hídricos diante das condições climáticas previstas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *