Pernambuco investiga febre oropouche em feto falecido
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou a presença do vírus da febre Oropouche em amostras de um feto que faleceu na 30ª semana de gestação. O óbito ocorreu em junho deste ano, mas os resultados dos exames só foram liberados na sexta-feira (5).
Durante a gravidez, a mãe apresentou sintomas sugestivos de febre Oropouche. No entanto, os exames dela resultaram positivos apenas para dengue e chikungunya. A SES-PE esclareceu que o sangue da mãe não foi coletado em tempo oportuno para confirmar a presença do vírus Oropouche. Além disso, ela teve contato próximo com pessoas diagnosticadas com a febre.
Casos de Oropouche em Fetos
Até o momento, não há registros de óbito fetal ou abortamento causado por infecção pelo vírus Oropouche. “Este é o primeiro caso de perda gestacional que pode ser descrito na literatura científica, portanto, sua conclusão requer uma análise investigativa detalhada,” afirmou a Secretaria em nota. Todo o processo de investigação epidemiológica está em andamento.
A SES-PE está discutindo o caso com representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz, Instituto Evandro Chagas, Vigilância Sanitária e o município de Rio Formoso.