Polícia Civil deflagra Operação Ibiza contra quadrilha envolvida em homicídios e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil de Pernambuco cumpriu, nesta sexta-feira (7), 30 mandados de prisão e de busca e apreensão em uma grande operação contra uma quadrilha envolvida em homicídios, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Batizada de “Operação Ibiza”, a investigação mira uma organização criminosa responsável por vários assassinatos registrados em 2024 nos bairros de Boa Viagem, Brasília Teimosa e Ibura, na Zona Sul do Recife.

A ação, coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), também solicitou o bloqueio de ativos financeiros que somam mais de R$ 38,8 milhões. A investigação foi iniciada em janeiro de 2023 e, desde então, os agentes trabalham para desarticular o grupo criminoso.

Foram expedidos 11 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão domiciliar, todos autorizados pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Capital. As ordens judiciais foram cumpridas em várias cidades pernambucanas, incluindo Recife, Olinda, Abreu e Lima, Camaragibe, Igarassu, Paulista, São Lourenço da Mata, Santa Cruz do Capibaribe, Itaquitinga e Itamaracá. A operação também se estendeu a Curitiba e Colombo, no Paraná, e a Taguatinga, no Distrito Federal.

A Operação Ibiza mobilizou um efetivo de 140 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, contando ainda com o apoio operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE), da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, e das polícias civis do Paraná e do Distrito Federal. As investigações também foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco e pelo Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro.

Durante a ação, os agentes apreenderam celulares, munições, um revólver e uma grande quantia em dinheiro. Imagens divulgadas pela polícia mostram os materiais confiscados e os suspeitos sendo conduzidos para as sedes do DHPP e do Grupo de Operações Especiais (GOE), no Recife.

A Polícia Civil não divulgou os nomes dos suspeitos detidos, tampouco das vítimas dos homicídios investigados. As investigações seguem em andamento para desarticular completamente a quadrilha e identificar outros envolvidos nos crimes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *