Polícia detém 10 pessoas por crime ambiental em mangue do Recife
A Polícia Civil de Pernambuco deteve dez pessoas em uma operação destinada a combater crimes ambientais no Recife. A ação, denominada Operação Salve o Mangue, foi deflagrada para investigar a degradação do manguezal no bairro de Jiquiá, localizado na Zona Oeste da capital pernambucana.
As pessoas detidas são moradores de uma invasão na área de mangue e foram encaminhadas para a Delegacia de Repressão aos Crimes Ambientais (Depoma), onde prestaram depoimentos para auxiliar na instrução do inquérito policial.
A Operação Salve o Mangue foi desencadeada após uma denúncia da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. A ação contou com a colaboração do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Polícia Militar, dos bombeiros e da Prefeitura do Recife.
Durante a operação, foram descobertas três construções em andamento. Embora trabalhadores estivessem presentes nas obras, a polícia não conseguiu identificar os responsáveis pelos empreendimentos, uma vez que os serventes se recusaram a fornecer quaisquer informações.
No local, foram constatadas atividades de aterro no mangue e ocupações irregulares com estacas de madeira. A ação conjunta atende a uma demanda ministerial sobre infrações ambientais, sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente.