Polícia encontra pista de pouso clandestina dentro do Recife

Após mais de uma década de funcionamento, uma pista clandestina de aeromodelos foi descoberta pela polícia na Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia/Beberibe, no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife. Utilizada para a prática de aeromodelismo — que envolve o uso de miniaturas de aeronaves para recreação, esportes e experimentos — a pista estava situada em um terreno irregular.

Construída entre 2012 e 2013, a pista localizava-se a cerca de 20 quilômetros do Aeroporto Internacional do Recife, quando deveria estar a pelo menos 30 quilômetros de distância, devido ao risco de colisão com aeronaves comerciais.

A descoberta foi feita após uma denúncia anônima à Polícia Federal, conforme informou o secretário de Meio Ambiente do Recife, Oscar Paes Barreto. Mesmo em atividade por mais de dez anos sem licença ambiental, a operação policial foi iniciada pela denúncia.

Por se tratar de uma construção em propriedade privada e fora da jurisdição federal, as informações foram repassadas para as autoridades municipais e estaduais. O empresário responsável pelo clube foi autuado por cinco crimes ambientais.

Segundo Oscar Paes Barreto, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) avaliará a defesa do empresário e determinará a multa a ser aplicada. Outros órgãos de fiscalização, como a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), também investigarão as infrações e encaminharão os resultados para a instauração de um inquérito policial.

A operação foi conduzida pela Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) da Polícia Civil, com apoio da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) da Polícia Militar, além da CPRH, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Semas e da Brigada Ambiental do Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *