Polícia prende na Argentina pernambucano suspeito de abusar sobrinha de 8 anos
Polícia Federal de Pernambuco prende ex-bancário foragido na Argentina acusado de estupro de vulnerável
A Polícia Federal em Pernambuco, por meio do Núcleo de Cooperação Internacional (NCI), em parceria com a Polícia Federal da Argentina, prendeu no dia 17 de setembro de 2024 um ex-bancário de 44 anos, residente em Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano.
O homem, foragido da Justiça brasileira, estava na lista vermelha da Interpol desde 8 de agosto deste ano, acusado de estupro de vulnerável. Segundo as investigações, ele abusou da própria sobrinha de 8 anos, durante três anos consecutivos dentro de sua residência.
A prisão ocorreu no bairro de San Telmo, em Buenos Aires, onde o acusado vivia em um imóvel alugado por 500 dólares mensais, valor elevado para os padrões da região. A captura foi possível graças ao intercâmbio de informações entre o Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal em Pernambuco e a Interpol, que auxiliaram as autoridades argentinas na localização do suspeito.
Os trâmites para sua extradição já estão em andamento, com a previsão de que policiais federais brasileiros se desloquem à Argentina para trazer o condenado de volta ao Brasil. Ele deverá cumprir uma pena de 29 anos e dois meses de prisão pelos crimes hediondos de que foi condenado, conforme os artigos 217-A e 226, inciso II, na forma do artigo 71 do Código Penal Brasileiro. Todos os abusos ocorreram no estado de Pernambuco.
A Polícia Federal reforça que o trabalho de captura de foragidos, muitas vezes realizado em horários noturnos e fins de semana, é fundamental para garantir a justiça e combater a impunidade.