Polícia realiza operação em matadouro clandestino e apreende 760 kg de carne ilegal em Tracunhaém, PE
Operação Policial Combate Abate Ilegal de Animais em Tracunhaém
Uma operação policial revelou o funcionamento de um matadouro clandestino em Tracunhaém, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, onde ocorria o abate ilegal de animais. Quatro pessoas foram detidas em flagrante e autuadas por crimes ambientais.
Durante a ação, agentes da Delegacia de Polícia de Meio Ambiente (Depoma) constataram o abate clandestino de bovinos e apreenderam mais de 760 quilos de carne que estavam armazenados em uma caminhonete.
Desdobramentos da Ação
A operação, batizada de Macellum, foi realizada em colaboração com a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), a Polícia Militar de Pernambuco (CIPOMA e 2º BPM) e o Instituto de Criminalística Professor Armando Samico. O principal objetivo da ação foi coibir os maus-tratos a animais e outros crimes ambientais.
O Delegado Ademar Cândido, da Depoma, explicou que as investigações começaram no dia 11 de outubro, quando a CPRH fez um levantamento que foi repassado à Depoma. “Montamos a operação em conjunto com a CIPOMA, o Instituto de Criminalística e o batalhão da área. A operação foi exitosa; conseguimos prender quatro indivíduos em flagrante, que estavam abatendo os animais e transportando a carne em uma caminhonete S10. O total de carne apreendida foi de 760 quilos, e os 17 bois que estavam prestes a serem abatidos também foram recolhidos pela CPRH para serem conduzidos posteriormente. Um inquérito foi instaurado, e o caso foi levado ao conhecimento do Ministério Público. Temos um prazo de 30 dias, visto que os suspeitos foram liberados na audiência de custódia”, detalhou o delegado.
Materiais Apreendidos e Análises
Foram confiscados facões, facas e outros instrumentos utilizados no abate, que foram recolhidos pelos peritos do Instituto de Criminalística. As equipes também coletaram sangue dos animais e amostras de carne para análises laboratoriais.
Os policiais identificaram o responsável pela operação clandestina e seus três auxiliares, que foram presos e levados à Delegacia de Tracunhaém para a formalização da prisão em flagrante.