Prefeitura do Recife leva multa de R$ 500 mil por desmatamento em Boa Viagem
Obras de conjuntos habitacionais na antiga Vila da Aeronáutica foram embargadas pela CPRH após denúncias

A Prefeitura do Recife foi multada em R$ 500 mil por desmatamento irregular durante a construção de dois conjuntos habitacionais em Boa Viagem, Zona Sul da cidade. A obra, localizada na área da antiga Vila da Aeronáutica, foi embargada no sábado (16) pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha.
Segundo a CPRH, o município tinha autorização para atuar em apenas um dos cinco lotes incluídos na intervenção. Mesmo assim, a área sofreu supressão de árvores sem o devido licenciamento ambiental.
No domingo (17), apesar do embargo, novas alterações foram constatadas, o que levou à aplicação da multa. Já nesta segunda-feira (18), fiscais retornaram ao local e não encontraram novas irregularidades.
A Prefeitura considera a decisão “arbitrária” e afirma que toda a documentação segue os trâmites legais. A gestão informou que entrou com ação na Justiça para suspender o embargo e destacou que os conjuntos Vila Aeronáutica I e IIvão beneficiar mais de 2,6 mil pessoas.
Como compensação, a prefeitura promete plantar 268 árvores, número que, segundo a administração, é o dobro da quantidade retirada no terreno.