Primeira prisão com reconhecimento facial em jogos de futebol em PE
No último domingo, dia 26, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) efetuou a primeira prisão com o uso de câmeras de reconhecimento facial nos principais acessos aos estádios de futebol do Estado.
A detenção ocorreu momentos antes da partida entre Sport e Fortaleza, válida pela semifinal da Copa do Nordeste 2024. O suspeito, um homem de 28 anos, foi identificado pelas câmeras por volta das 17h30 no portão H do Estádio Governador Carlos Wilson Campos, conhecido como Arena de Pernambuco.
A operação foi realizada por policiais do Batalhão de Choque (BPChoque), com o suporte de agentes de Inteligência, que cumpriram o mandado de prisão expedido contra o homem. Ele é suspeito de envolvimento em um roubo de cargas ocorrido em maio de 2021, na BR-101, no município de Ribeirão, Mata Sul do Estado.
A SDS-PE tem utilizado a tecnologia de reconhecimento facial como uma ferramenta adicional no combate à violência, tanto dentro quanto fora dos estádios. A decisão de instalar essas câmeras nos acessos aos estádios foi uma das resoluções da reunião do programa Juntos pela Segurança, realizada em fevereiro.
Com o apoio da Casa Civil do Governo do Estado, clubes, Federação e outros parceiros, a secretaria anunciou diversas medidas visando proporcionar maior segurança aos torcedores e combater a violência no futebol, frequentemente provocada por criminosos infiltrados nas torcidas organizadas.
Para viabilizar a implantação da tecnologia, a Secretaria de Defesa Social solicitou aos dirigentes dos principais clubes do estado suporte logístico, incluindo a instalação de pontos de internet e energia, o que foi prontamente atendido.