PROTESTO PARALISA AV. AGAMENON MAGALHÃES E TRAVA TRÂNSITO NO RECIFE

Um protesto do Movimento Moradia Digna deixou o trânsito completamente parado na Avenida Agamenon Magalhães, no Recife, na tarde desta terça-feira (2). Manifestantes fecharam as vias no sentido Olinda e atearam fogo em pneus em frente ao prédio do antigo Colégio Americano Batista, ocupado pelo grupo há quase um mês.

Com faixas e cartazes, os participantes reivindicaram moradia e denunciaram o que chamam de abandono do poder público. Um dos cartazes dizia: “Enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito”.

De acordo com os organizadores, cerca de 900 famílias de Paulista, Olinda e Jaboatão participam da ocupação e cobram que o governo ceda o espaço do Americano Batista para construção de um habitacional.

O protesto gerou confronto: manifestantes afirmam que a Polícia Militar usou spray de pimenta contra jovens e crianças. O líder Pedro Saveano declarou: “Não estamos aqui porque queremos. Estamos aqui porque não temos para onde ir. Não vamos arredar o pé enquanto não houver uma solução”.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas e a via foi liberada horas depois.

Nota do Governo

O governo de Pernambuco informou que ficou acordada a desocupação voluntária do prédio até o dia 4 de setembro e que já foi realizado um cadastro socioeconômico das famílias. O imóvel, adquirido por R$ 80 milhões em 2023, será destinado à instalação de uma escola técnica.

Enquanto isso, o programa Morar Bem prevê a destinação de terrenos para construção de novas unidades habitacionais, com previsão de mais de 2.400 moradias populares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *