Segundo SDS, 4 a cada 5 jovens mortos em Pernambuco estavam envolvidos em crimes
Nesta quarta-feira, dia 14, a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou dados alarmantes sobre homicídios envolvendo crianças e adolescentes em Pernambuco. Segundo a SDS, entre janeiro de 2023 e junho de 2024, o Estado registrou 632 assassinatos de jovens com idades entre 0 e 19 anos. Destes, 494 vítimas, ou 78%, estavam associadas a atividades criminosas.
A pasta não especificou se os números abrangem apenas jovens com passagens pelo sistema socioeducativo ou se incluem aqueles mortos enquanto cometiam delitos.
A divulgação ocorre em resposta a um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), publicado na terça-feira (13). O relatório, destacado pelo Diário de Pernambuco, classifica Pernambuco como o quarto Estado com maior taxa de violência contra jovens no país. Em 2023, foram registradas 412 mortes violentas de bebês, crianças e adolescentes no Estado.
A alta taxa de homicídios resultou em uma média de 16 mortes violentas por 100 mil habitantes, superando a média nacional de 9,1. Apenas os Estados do Espírito Santo (18,5), Bahia (23,5) e Amapá (33,9) apresentaram índices mais elevados.