Serviços e cirurgias do Hospital da PMPE são suspensos
FALTA DE PAGAMENTO INTERROMPE SERVIÇOS NO HOSPITAL DA PMPE
O atraso no pagamento a prestadores de serviço levou à interrupção de diversos atendimentos no Centro Médico Hospitalar da Polícia Militar de Pernambuco (CMH-PMPE). A situação foi formalizada por meio do Ofício nº 1170 – PMPE – CMH-SEC, datado de 25 de novembro de 2024, encaminhado ao Diretor de Saúde da PMPE, Coronel Jader Wanderley Barros.
Segundo o documento, a crise financeira resultou em um plano emergencial que inclui:
- Suspensão de cirurgias eletivas no centro cirúrgico;
- Interrupção de novos internamentos no GEQUAR e fechamento das enfermarias do 4º andar;
- Restrição de internações de urgência e regulação de pacientes do SPA para a rede pública (SUS), devido à ausência de leitos credenciados;
- Suspensão de novos atendimentos na maternidade e pediatria, além de exames como citologia ginecológica.
O centro cirúrgico passará a atender apenas casos de urgência, com a equipe remanejada para suprir setores deficitários.
FALTA DE PAGAMENTO
O ofício aponta que a situação é consequência do não pagamento à COOPHEALTH, cooperativa responsável pela contratação de profissionais de enfermagem e serviços de exames de imagem essenciais para o funcionamento do CMH. Sem recursos repassados pelo Governo do Estado, a cooperativa estaria impossibilitada de cumprir suas obrigações financeiras.
Fontes ouvidas pela reportagem indicam que a COOPHEALTH encontra-se regular e atribuem o problema à falta de repasse por parte do governo estadual.
O documento é assinado pelo chefe interino do CMH, Tenente-Coronel Gustavo Sampaio de Souza Leão, por ordem do chefe médico adjunto interino, Tenente-Coronel Alberto Fernandes de Medeiros.
POSICIONAMENTO OFICIAL
Entramos em contato com a SDS e a PMPE sobre a situação do Hospital e até o momento aguardamos resposta.
VEJA ABAIXO O OFÍCIO QUE FORMALIZA A SUSPENSÃO: