Suspeita de Febre Oropouche: Pernambuco investiga morte de mais três fetos
Nesta terça-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco anunciou a confirmação de mais um aborto fetal relacionado à Febre do Oropouche, elevando para quatro o total de casos registrados desde o início do surto no estado. Além disso, a SES está investigando dois outros casos de perda gestacional em gestantes que apresentaram sintomas da doença.
Até o momento, Pernambuco contabiliza 82 casos confirmados de Febre do Oropouche. O secretário executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Bruno Ishigami, detalhou que, dos quatro casos de aborto, dois foram confirmados como positivos para o vírus, enquanto os outros dois permanecem sob investigação.
O primeiro aborto associado à Febre do Oropouche foi registrado no dia 11 de julho em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul. O segundo caso confirmado ocorreu em Ipojuca, no Grande Recife. A morte do feto, que aconteceu na 30ª semana de gestação, foi confirmada por testes realizados no Laboratório Central de Pernambuco (Lacen).
Embora haja suspeitas sobre a transmissão vertical do vírus, que é transmitido por mosquitos como maruins e muriçocas, ainda não há evidências científicas conclusivas sobre a relação direta entre a infecção e a morte fetal. Ishigami ressaltou que a investigação pode levar entre 30 e 60 dias para fornecer respostas definitivas.
Caso se confirme que o vírus causou os abortos, este seria o primeiro registro mundial desse fenômeno. Enquanto isso, as autoridades recomendam o uso de repelentes, especialmente os que contêm icaridina, e medidas adicionais de prevenção, como instalação de telas em portas e janelas, para reduzir o risco de infecção.
A SES também destacou que o primeiro caso de aborto fetal, ocorrido em uma gestante com diagnóstico de dengue e chikungunya, foi investigado pelo Instituto Evandro Chagas, referência em pesquisas sobre arboviroses. O estudo dos casos está sendo conduzido em colaboração com o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Evandro Chagas e o município de Rio Formoso.
Desde 18 de julho, o Lacen confirmou mais dez casos de Febre do Oropouche, localizados nos municípios de Camaragibe e Jaqueira. Outras cidades afetadas incluem Rio Formoso, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Catende, Itamaracá, Maraial e Timbaúba.