Teste do maior foguete da história foi um sucesso e viagem a marte está mais perto
Na manhã desta quinta-feira, dia 06, a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, realizou um marco na exploração espacial com o primeiro voo bem-sucedido do maior foguete do mundo, o Starship. Com 5 mil toneladas, a espaçonave completou sua missão de voo não-tripulado e retornou à Terra de maneira precisa, incluindo o lançador Super Heavy. Especialistas afirmam que este sucesso representa os primeiros passos em uma longa jornada rumo a Marte.
Após o pouso, Musk compartilhou a notícia em sua conta no X, antiga Twitter. Apesar de algumas avarias, incluindo a perda de várias placas e a danificação de um flap, o Starship conseguiu pousar suavemente no oceano. “Parabéns, equipe SpaceX, pela conquista épica!!”, escreveu o bilionário.
A ambição de Musk é utilizar a nave para transportar a tripulação da NASA à Lua já no próximo ano. Posteriormente, o plano é enviar cargas e pessoas a Marte. De acordo com o site da SpaceX, o Starship tem capacidade para transportar até 100 pessoas em voos interplanetários de longa duração, com custos estimados em milhões de dólares.
Mesmo que o Starship não alcance Marte, seu desenvolvimento promete revolucionar a exploração espacial.
Veja no vídeo abaixo imagens da decolagem: