Tragédia nos Céus: Avião com 242 Pessoas Cai na Índia e Não Há Sobreviventes, Diz Polícia

Uma tragédia aérea chocou o mundo nesta quarta-feira (12), quando um avião da Air India com 242 pessoas a bordo caiu minutos após decolar do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, no oeste da Índia. Segundo a polícia local, não há indícios de sobreviventes.

O que se sabe até agora:

Boeing 787-8 Dreamliner seguia para o aeroporto de Gatwick, em Londres, e transportava 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses, um canadense, além de dois pilotos e dez comissários. Entre os passageiros, havia 11 crianças, de acordo com o ministro da Aviação Civil da Índia, Murlidhar Mohol.

queda ocorreu cinco minutos após a decolagem, às 13h38 (horário local). Imagens registradas por moradores mostram destroços em chamas e uma nuvem espessa de fumaça negra nos arredores do aeroporto.

Impacto em solo

O avião caiu em uma área residencial e atingiu uma pousada usada por médicos residentes do Hospital Civil de Ahmedabad. Segundo a reitora da Universidade Médica B.J., cinco estudantes que estavam almoçando morreram, e outros ficaram feridos ou presos sob os escombros.

Relatos apontam que médicos pularam do segundo andar do prédio para escapar das chamas. Ambulâncias foram acionadas e ruas nos arredores bloqueadas para facilitar o socorro.

Pedido de socorro e falha crítica

De acordo com a BBC, o piloto emitiu um pedido de emergência (mayday) logo após a decolagem, mas nenhuma outra comunicação foi feita. O FlightRadar24 registrou o voo por menos de um minuto e perdeu o sinal quando a aeronave atingiu 190 metros de altitude.

Repercussão global

A tragédia teve forte repercussão internacional. O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, classificou as cenas como “devastadoras”. O rei Charles III está sendo informado sobre a situação, segundo o Palácio de Buckingham.

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi lamentou a tragédia, classificando o episódio como “um momento triste”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou solidariedade: “Compartilhamos da sua dor, Índia”.

Investigações em andamento

A fabricante norte-americana Boeing afirmou estar reunindo informações sobre o acidente. Suas ações caíram 8% na Bolsa após a notícia da queda.

Autoridades locais e federais abriram investigação para apurar as causas da tragédia. A caixa-preta da aeronave já está sendo procurada pelas equipes de resgate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *