Turista é mordida por tubarão-lixa em Fernando de Noronha
Uma turista de 46 anos, natural de Mato Grosso, foi atacada por um tubarão enquanto nadava na Praia do Porto, em Fernando de Noronha, por volta das 11h45 desta terça-feira (19). O incidente ocorreu nas proximidades do Porto de Santo Antônio, em frente à Associação Noronhense dos Pescadores (ANPESCA).
De acordo com o relato da vítima, ela estava nadando sem snorkel, perto de uma embarcação onde havia vários tubarões-lixa, quando foi mordida na parte superior e lateral do fêmur após ter tocado em um dos animais. Imediatamente, ela pediu socorro e foi resgatada por uma embarcação próxima, sendo levada ao Hospital São Lucas, onde recebeu atendimento médico e foi liberada posteriormente.
O ferimento foi descrito como uma lesão de aproximadamente 10 cm, com múltiplas perfurações e contornos semelhantes a uma arcada dentária. A mordedura superior foi considerada superficial, enquanto a inferior atingiu o tecido subcutâneo. O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões de Pernambuco (Cemit) analisou o laudo médico e a imagem da mordida e concluiu que se tratou de um “encontro com um jovem tubarão-lixa”, espécie comum na região.
A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) informou que a turista está tranquila e agradeceu o suporte dos