đ„ ASSASSINATO EM PRESĂDIO NOVO: DETENTO Ă ASFIXIADO ATĂ A MORTE EM UNIDADE RECĂM-INICIADA NO RECIFE
Crime ocorreu no PresĂdio Leonardo Lago, inaugurado hĂĄ apenas cinco meses. Sete presos foram autuados em flagrante.

Um preso foi asfixiado atĂ© a morte na manhĂŁ desta quinta-feira (22), dentro do PresĂdio Policial Penal Leonardo Lago (PLL), no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. O assassinato ocorreu em uma das unidades mais recentes do sistema penitenciĂĄrio de Pernambuco, inaugurada em dezembro de 2024.
A PolĂcia Civil autuou sete detentos em flagrante pelo homicĂdio. A identidade da vĂtima nĂŁo foi divulgada.
Segundo a Secretaria de Administração PenitenciĂĄria e Ressocialização (Seap), informaçÔes preliminares apontam que o crime pode ter sido motivado por uma tentativa dos envolvidos de forçar uma transferĂȘncia para outra unidade. O caso estĂĄ sendo investigado pela 4ÂȘ Delegacia de PolĂcia de HomicĂdios (4ÂȘ DPH) como homicĂdio consumado.
đ”ïžââïž Investigação e providĂȘncias
A Seap informou que adotou todos os procedimentos legais e administrativos cabĂveis assim que foi notificada do crime. A pasta abriu sindicĂąncia interna para apurar os fatos e esclarecer responsabilidades, reiterando o âcompromisso com a segurança do sistema prisional e dos direitos das pessoas privadas de liberdadeâ.
â ïž PresĂdio sob alerta
O PresĂdio Leonardo Lago foi projetado como modelo de modernização do sistema penitenciĂĄrio, com promessa de melhores condiçÔes de segurança e ressocialização. O assassinato dentro da unidade, no entanto, acende um sinal de alerta sobre a violĂȘncia interna e a fragilidade no controle carcerĂĄrio, mesmo em estruturas recĂ©m-inauguradas.