📉 Aprovação de Lula volta a cair e interrompe sequência de melhora nas pesquisas nacionais

A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parou de subir e voltou a cair, segundo nova pesquisa Paraná Pesquisas divulgada nesta terça-feira (11). O levantamento mostra que 45,9% dos brasileiros aprovam o governo, enquanto 50,9% desaprovam — uma diferença de 5 pontos percentuais.
Os números representam uma interrupção na sequência de três altas seguidas na avaliação positiva do presidente. Em outubro, a aprovação de Lula estava em 47,9%, praticamente empatada com a desaprovação (49,2%), dentro da margem de erro. Agora, o cenário voltou a se inverter.
A queda coincide com duas fortes polêmicas recentes:
- A fala de Lula na Ásia, onde afirmou que traficantes seriam “vítimas dos usuários”, declaração rejeitada pela maioria da população;
- E a operação policial Contenção, no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos, reacendendo o debate sobre segurança pública e reação do governo federal.
Embora a visita de Lula à Malásia e o encontro com Donald Trump tenham tido boa repercussão internacional, a viagem acabou marcada por ruídos internos e críticas da oposição.
Na avaliação geral, 32,1% dos eleitores consideram o governo “bom” ou “ótimo”, 43,3% o classificam como “ruim” ou “péssimo”, e 23,2% dizem ser “regular”.
A pesquisa ouviu 2.020 pessoas em 164 municípios entre os dias 6 e 10 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
O resultado reforça o alerta político no Planalto: a curva de aprovação de Lula estagnou e voltou a descer, em meio ao desgaste com a crise da segurança e às declarações polêmicas sobre o crime.