PMs submetem jovens a “tortura do escapamento” em Ipubi; vídeos chocam e viram alvo de investigação

Jovens foram obrigados a ouvir o barulho de escapamentos de motos ligados e acelerados na orelha, além de receberem chutes na cabeça, durante uma abordagem policial em Ipubi, Sertão de Pernambuco. As imagens, gravadas pelos próprios PMs no domingo (23), foram divulgadas pelo Araripina em Foco e confirmadas pelo Diario de Pernambuco nesta terça-feira (25).
Nos vídeos, ao menos quatro rapazes são colocados ao lado do escapamento enquanto policiais provocam o ruído. Um deles pergunta: “É bom? Vão fazer ainda?”, enquanto acelera a motocicleta. Os jovens respondem que não.
A abordagem ocorreu no trajeto de motociclistas que se dirigiam ao evento “Graufest”. Testemunhas afirmam que alguns condutores trafegavam com barulho excessivo. O organizador da festa, Ryan Morais, declarou que o evento proibia manobras e condutas perigosas, mas que não tem controle sobre o comportamento individual dos participantes.
Um dos jovens abordados disse ao Diario que a cena ocorreu a cerca de 5 km do pátio do evento, e afirmou não querer se manifestar publicamente “por não gostar de mexer com polícia”.
PM e SDS instauram apurações
A Polícia Militar informou que a 9ª CIPM abriu uma Investigação Preliminar para apurar a conduta dos policiais envolvidos. A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) também instaurou procedimento preliminar e acompanha o caso.
Até o momento, nenhuma vítima fez denúncia formal, segundo a SDS. A Ouvidoria do órgão está disponível 24 horas para receber relatos.