Prefeito diz que ter filhos com autismo é “infelicidade”
O prefeito de Pombal (PB), Dr. Verissinho (Republicanos), gerou intensa controvérsia após se referir ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma “infelicidade”. A declaração, feita durante uma coletiva de imprensa, rapidamente se espalhou pelas redes sociais, provocando uma onda de reações negativas.
Veja no vídeo abaixo trecho da fala do prefeito:
Dr. Verissinho fez o comentário ao justificar o aumento nas contratações de profissionais especializados no município. “Ajudando as pessoas que têm a infelicidade de terem filho com transtorno a procurarem as escolas do município, os neuropediatras de Sousa (PB) estão orientando os pais e mães de Pombal para procurarem a escola do município porque tem cuidador, tem psicopedagogo…”, afirmou o prefeito. Ele também mencionou que muitos pais estão transferindo seus filhos com TEA de escolas particulares para as instituições municipais.
A declaração foi feita enquanto o prefeito respondia perguntas sobre a realização de um concurso público no município.
O Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) repudiou veementemente a fala de Dr. Verissinho. Em nota publicada nas redes sociais, o movimento classificou a declaração como “profundamente ofensiva, capacitista e demonstrativa de um total desconhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.