Escultura foi destruída e furtada na Av. Caxangá, Recife
ESCULTURA DE CORBINIANO LINS É DEPREDADA NA AVENIDA CAXANGÁ
Um vídeo que começou a circular nas redes sociais nesta segunda-feira (2) flagra a obra “Monumento ao Bairro dos Artistas”, do renomado escultor José Corbiniano Lins (1924-2018), quebrada e caída no chão. A escultura, que ocupava um canteiro central da Avenida Caxangá, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, foi danificada em circunstâncias ainda não esclarecidas.
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) foi acionada para remover a peça, mas ao chegar ao local, a escultura já havia sido retirada. Ainda não se sabe se a obra foi vítima de vandalismo ou se o dano ocorreu por outros motivos.
“A Emlurb abrirá um Boletim de Ocorrência e investigará quais medidas poderão ser adotadas para restaurar o valioso acervo a céu aberto da cidade”, informou a Prefeitura do Recife.
A escultura, que media 3,10 metros de altura, foi criada em homenagem aos artistas da região, onde, nos anos 1980, surgiu o movimento “Iputinga Bairro dos Artistas”, fundado por Val Bonfim. A destruição da peça coincide com o ano do centenário de Corbiniano Lins, uma das figuras mais importantes da arte moderna e contemporânea em Pernambuco, que completaria 100 anos em março de 2024. O artista olindense tornou-se célebre por suas esculturas em alumínio fundido, muitas delas espalhadas pelo Recife e outras capitais nordestinas. Nos anos 1950, integrou o Ateliê Coletivo, liderado por Abelardo da Hora, onde colaborou com artistas como Zé Claudio, Brennand e Samico.