Mix Mateus assume operações do Novo Atacarejo em Pernambuco
O Grupo Mateus anunciou oficialmente, na última quarta-feira (29), estar em negociações avançadas para assumir as operações do Novo Atacarejo em três estados do Nordeste: Alagoas, Paraíba e Pernambuco. A parceria visa fortalecer o mercado varejista nessas localidades e impulsionar a economia regional, além de gerar novas oportunidades de emprego tanto diretas quanto indiretas.
Até que o processo de transição seja concluído, ambos os grupos permanecerão operando de maneira independente. Segundo o comunicado oficial, a negociação envolve a integração total dos negócios do Novo Atacarejo com as unidades de atacarejo, varejo e distribuição atacadista da Companhia nestes três estados. Após a fusão, está previsto que o Grupo Mateus detenha 51% da sociedade, enquanto o Novo Atacarejo possua os restantes 49%.
O comunicado destaca que as empresas compartilham modelos de negócios e direcionamentos estratégicos similares, contando com acionistas de referência no cenário varejista de alimentos brasileiro.
Atualmente sob a gestão da família Assis, renomada no ramo varejista alimentar com a fundação da rede de supermercados Bretas em Minas Gerais, o Novo Atacarejo continuará contando com o envolvimento da família na administração dos negócios, segundo informações do Grupo Mateus.
Caso a união seja concretizada, o resultado seria a operação de 50 lojas, sendo 21 do Grupo Mateus e 29 do Novo Atacarejo. Levando em consideração os estabelecimentos em funcionamento até 31 de dezembro de 2023, o faturamento bruto combinado da nova sociedade resultante alcançaria cerca de R$ 8 bilhões.
A assessoria de imprensa do Novo Atacarejo confirmou a negociação em nota oficial, esclarecendo que o processo está sujeito a condições prévias usuais para este tipo de transação. Enquanto isso, ambos os grupos atacadistas manterão suas operações independentes até a finalização da transação.