Combustíveis poderão ter aumento de preços nesta semana
A partir desta terça-feira, dia 11, os consumidores devem se preparar para um aumento nos preços dos combustíveis, conforme as alterações provocadas pela recente Medida Provisória (MP). A MP, que limita os descontos de créditos de PIS e Cofins e promove a desoneração da folha de pagamento para 17 setores e pequenos municípios, está prevista para impactar significativamente os valores nas bombas.
De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), espera-se que o preço da gasolina aumente entre 4% e 7%, enquanto o diesel pode registrar um reajuste de 1% a 4%. A medida resultará em um cenário desafiador para as distribuidoras de combustíveis, que não conseguirão compensar totalmente os créditos de PIS e Cofins no pagamento de impostos, sendo obrigadas a repassar esses custos adicionais aos consumidores finais.
Segundo economistas, essa alteração nos preços tende a ter um impacto significativo na inflação, especialmente na semana que antecede a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
Aqui no Cabo tava baixando os combustíveis em centavos. Agora vão aumentar em real.