PF Prende Assessor do MP de Tocantins em Operação Contra Venda de Decisões do STJ

Polícia Federal (PF) prendeu, nesta terça-feira (18), Thiago Marcos Barbosa de Carvalho, assessor do Ministério Público do Tocantins (MP-TO), durante uma nova fase da Operação Sisamnes, que investiga a venda de decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A ação foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo apuração, o esquema vazava informações confidenciais para obstruir investigações, incluindo uma operação que mirava desembargadores do Tocantins. Além da prisão preventiva, a PF cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, e o STF determinou o afastamento de funções públicas, retenção de passaportes e proibição de saída do país.

A investigação aponta a existência de uma rede clandestina de monitoramento, comércio e repasse de informações sigilosas, comprometendo a eficácia de operações policiais conduzidas pelo STJ. O procurador Ricardo Valente, para quem Thiago atuava como assessor, também está sob investigação.

A Operação Sisamnes já prendeu anteriormente o empresário Andreson Gonçalves, conhecido como “lobista dos tribunais”, e afastou servidores do STJ acusados de envolvimento no esquema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *