Brasil
Meio/Ideia mostra Flávio com 51,1% e Lula com 48,9% a quatro dias do 2º turno
Levantamento aponta vantagem numérica de Flávio Bolsonaro, mas mantém empate técnico dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais
Pesquisa Meio/Ideia, divulgada nesta quarta-feira (21), mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 51,1% dos votos válidos e o presidente Lula (PT) com 48,9% no segundo turno da eleição presidencial. A diferença é de 2,2 pontos percentuais.
Apesar da vantagem numérica de Flávio, os dois candidatos permanecem tecnicamente empatados, porque a margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
A votação está marcada para domingo (25), e o levantamento reforça um cenário de disputa apertada na reta final.
Nos votos totais, Flávio tem 48% e Lula 46%
Quando são considerados todos os entrevistados, incluindo votos brancos, nulos e indecisos, Flávio registra 48% das intenções de voto, enquanto Lula aparece com 46%.
Outros 3,4% afirmam que pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 2,6% não sabem em quem votar.
Nos votos válidos, esses percentuais são recalculados retirando brancos, nulos e indecisos, chegando aos 51,1% para Flávio e 48,9% para Lula.
Pesquisa ouviu 1.500 eleitores
O levantamento entrevistou 1.500 pessoas entre os dias 15 e 19 de outubro de 2026.
A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, e o grau de confiança informado é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08251/2026. O estudo custou R$ 27,6 mil e foi pago pelo jornal O Meio.
Resultado acompanha cenário apertado de outros institutos
O Meio/Ideia não é o único levantamento recente a mostrar uma diferença pequena entre os dois candidatos.
Nesta quarta-feira, a Futura/100% Cidades também apresentou 51,1% para Flávio e 48,9% para Lula nos votos válidos, igualmente dentro da margem de erro do instituto.
Outras pesquisas recentes também indicam uma disputa equilibrada. AtlasIntel, Real Time Big Data, Datafolha, Indexa/Broadcast, CNT/MDA e Quaest registraram vantagens numéricas de Flávio em diferentes magnitudes, mas vários desses levantamentos apontam empate técnico quando consideradas as respectivas margens de erro.
O cenário, portanto, segue marcado por diferenças estreitas entre os candidatos e variações de acordo com a metodologia, o período de coleta e a margem de erro de cada instituto.
Pesquisas eleitorais representam uma fotografia das intenções de voto no momento em que as entrevistas são realizadas e não constituem previsão do resultado das urnas.
-
Notícias2 semanas atrásQuem são os 25 deputados federais eleitos por Pernambuco; veja a lista completa
-
Notícias2 semanas atrásAlepe 2026: veja os 49 deputados estaduais eleitos em Pernambuco e a votação de cada um
-
Notícias3 semanas atrásFlávio Bolsonaro lidera cenários de 1º e 2º turno contra Lula, aponta pesquisa Gerp
-
Brasil2 semanas atrásFlávio abre 6 pontos sobre Lula no 2º turno, aponta PoderData/Aya
-
Brasil5 dias atrásDatafolha revela abismo regional: Flávio dispara no Sul e Lula amplia vantagem no Nordeste
-
Cidades2 semanas atrásEstudantes são detidos durante panfletagem pró-Lula no Mercado de Casa Amarela
-
Brasil2 semanas atrásLula perde votos em 6 estados do Nordeste e Bahia registra maior queda
-
Brasil1 semana atrásMorre Netinho, voz de “Mila” e ícone do axé, aos 60 anos
