⚠️ VEREADORES E CANDIDATOS SÃO ALVOS DE OPERAÇÃO POR ESQUEMA DE FRAUDE ELEITORAL E COMPRA DE VOTOS NO AGRESTE

Ministério Público aponta corrupção de eleitores com dinheiro e promessas; grupo teria transferido mais de 700 títulos para manipular as eleições de 2024
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), deflagrou nesta quinta-feira (6) uma operação contra um esquema de corrupção eleitoral e fraude no cadastro de eleitores em municípios do Agreste.
A ação cumpre 16 mandados de busca e apreensão em Riacho das Almas e Caruaru, e tem como alvos 14 pessoas físicas e duas jurídicas, entre elas vereadores eleitos, suplentes e candidatos.
Segundo o MPPE, o grupo investigado aliciava eleitores oferecendo dinheiro e promessas de cargos ou benefícios futuros, em troca da transferência irregular dos títulos eleitorais para Riacho das Almas — com o objetivo de inflar artificialmente o eleitorado local e manipular o resultado das eleições municipais de 2024.
📊 Mais de 700 eleitores já foram identificados como cooptados pelo esquema.
“Em troca de dinheiro, os criminosos coletavam documentos pessoais e selfies dos eleitores. Usando comprovantes de residência falsos, um núcleo operacional centralizado fazia transferências em massa pelo sistema Título Net, enganando a Justiça Eleitoral”, explicou o promotor Roberto Brayner, coordenador do Gaeco.
Durante o cumprimento dos mandados, os agentes apreenderam dinheiro em espécie, celulares, computadores e documentos, que serão analisados pela equipe técnica do Gaeco.
Os investigados podem responder pelos crimes de corrupção eleitoral, falsificação de documentos, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Somadas, as penas podem ultrapassar 27 anos de prisão, além da inelegibilidade dos envolvidos.
🕵️♂️ ENTENDA O ESQUEMA
- O grupo teria criado um sistema de aliciamento de eleitores em cidades vizinhas.
- Usavam comprovantes falsos e dados pessoais para transferir títulos.
- O objetivo era aumentar o número de eleitores aliados no município-alvo.
- Os indícios apontam para financiamento político ilícito e lavagem de dinheiro público.
📍 #FraudeEleitoral #Gaeco #MPPE #CorrupçãoNoAgreste #RiachoDasAlmas #Caruaru