🏠 Bolsonaro completa 100 dias em prisão domiciliar em Brasília sob monitoramento de Moraes

ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa nesta quarta-feira (12) 100 dias em prisão domiciliar, medida imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após descumprimento de restrições judiciais.

Bolsonaro está recluso em sua casa no Jardim Botânico, em Brasília, e é monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele não pode usar redes sociaisreceber visitas sem autorização judicial nem participar de eventos públicos.

prisão domiciliar foi decretada em 4 de agosto, depois que Moraes apontou que o ex-presidente violou medidas cautelares ao participar, mesmo que indiretamente, de manifestações e estimular ataques ao STF. Segundo o ministro, Bolsonaro utilizava redes sociais em articulação com aliados e familiares, para disseminar mensagens contra o Judiciário.

O episódio que motivou a decisão foi a participação remota de Bolsonaro em um ato no Rio de Janeiro, em 3 de agosto, quando seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o colocou no viva-voz durante o evento. O ministro classificou o ato como “flagrante desrespeito à Justiça”.

Embora já tenha sido condenado a 27 anos e 6 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, o processo ainda não transitou em julgado, e Bolsonaro aguarda o desfecho em liberdade vigiada.

Desde que foi colocado em prisão domiciliar, o ex-presidente saiu de casa apenas três vezes, todas para atendimentos médicos — duas com autorização judicial e uma em caráter de emergência.

A defesa de Bolsonaro sustenta que, sem denúncia formal apresentada pela PGR, a prisão domiciliar deveria ser revogada. Moraes, no entanto, mantém a medida sob justificativa de garantia da ordem pública e do andamento das investigações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *