đ„ Dallagnol processa Lula e Janja por âiate de luxoâ na COP30 e pede devolução do dinheiro pĂșblico

O ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol entrou com uma ação popular na Justiça Federal de Curitiba contra a União, o presidente Luiz Inåcio Lula da Silva, a primeira-dama Janja, e as empresas responsåveis pelo aluguel do iate Iana 3, utilizado pelo casal durante a COP30, em Belém.
A ação â protocolada nesta terça-feira (19) â afirma que Lula e Janja poderiam ter usado um barco da Marinha, opção mais barata, e que houve sigilo indevido sobre os custos da hospedagem.
Segundo Dallagnol e o vereador André de Oliveira (Novo-SC), que assina a ação com ele:
- đžÂ O casal teria gasto R$ 5,3 mil por dia no iate
- đ€«Â O governo impĂŽs sigilo sobre o valor total da estadia
- đąÂ O barco consumiria pelo menos 4 mil litros de diesel para o trajeto entre Manaus e BelĂ©m
- đ«ïžÂ O combustĂvel seria um dos mais poluentes em uso na regiĂŁo amazĂŽnica
Dallagnol acusou Lula de incoerĂȘncia:
âLula disse que daria ao mundo um exemplo de âsimplicidade amazĂŽnicaâ, mas deu foi um exemplo de hipocrisiaâ, declarou.
A ação pede:
- đ Divulgação imediata dos contratos
- â SuspensĂŁo de todos os pagamentos
- đ° Devolução integral dos valores gastos com o iate, corrigidos
- âïž Apuração sobre eventual mau uso de dinheiro pĂșblico
O que diz o governo
O PalĂĄcio do Planalto confirmou que um barco da Marinha chegou a ser cogitado, mas foi considerado âinadequadoâ para a hospedagem presidencial. Afirmou ainda que o Iana 3 Ă© um barco regional tĂpico da AmazĂŽnia, com estrutura mais apropriada para receber chefes de Estado.
O IANA 3
- ConstruĂdo entre 2010 e 2011
- 45 metros de comprimento e 8 metros de largura
- 3 andares
- Todas as cabines com ar-condicionado
- Barco-hotel utilizado em expediçÔes e eventos oficiais