Cinco mortes de ciclistas registradas no Grande Recife

Em menos de um mês, cinco ciclistas perderam a vida em acidentes de trânsito na Região Metropolitana do Recife (RMR). Quatro dessas fatalidades ocorreram na capital pernambucana e uma em Jaboatão dos Guararapes. A sequência de tragédias em tão curto período reacende o alerta sobre a segurança cicloviária na região. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou, por meio de nota, que adota “políticas voltadas para a segurança viária”, com o objetivo de prevenir novos incidentes.
O caso mais recente aconteceu na manhã desta quarta-feira (9), no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, quando um ciclista de 50 anos, ainda não identificado, colidiu com um ônibus da linha 222 – Jardim Uchôa/Cais de Santa Rita, operada pela empresa Metropolitana. Segundo a Urbana-PE, gestora do transporte público na RMR, a vítima teria tentado desviar de um caminhão antes de se chocar com a lateral do coletivo, morrendo no local.
Outra morte foi registrada no dia 26 de setembro, após uma colisão entre uma ciclista e uma motocicleta, ocorrida dois dias antes, no bairro da Torre, também na Zona Oeste. A jovem de 20 anos era estudante de Engenharia Civil da Universidade de Pernambuco (UPE).
Na última sexta-feira (4), um ciclista de 60 anos faleceu em Jaboatão dos Guararapes após colidir com um caminhão na PE-17, conhecida como Estrada da Muribeca.