Conta de energia ficará mais cara a partir de Setembro

A partir deste domingo, dia 1º, os brasileiros enfrentarão um aumento significativo na conta de luz, com um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A medida, anunciada na última sexta-feira (30) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), marca o retorno da bandeira vermelha patamar 2 após três anos.

O acionamento dessa bandeira ocorre quando há risco hidrológico, ou seja, quando os reservatórios de água estão abaixo dos níveis esperados. Esse cenário eleva os custos da geração de energia elétrica, uma vez que as usinas termelétricas, que têm um custo mais alto que as hidrelétricas, passam a ser mais utilizadas. A Aneel justificou a medida pela previsão de chuvas abaixo da média para setembro, o que resultará em uma afluência nos reservatórios das hidrelétricas cerca de 50% abaixo do esperado.

A agência destacou que o aumento no Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) e o risco hidrológico foram fatores determinantes para a bandeira vermelha patamar 2. A última vez que essa bandeira foi acionada foi em agosto de 2021, desde então o sistema havia apresentado bandeiras verdes, com uma breve interrupção em julho deste ano, quando foi ativada a bandeira amarela. Em agosto, as tarifas haviam retornado à faixa verde.

A Aneel reforçou a importância do uso consciente da energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *