Decisão de Moraes sobre X gera preocupação em empresários de tecnologia
Decisão de Moraes Sobre X Gera Preocupação no Setor de Tecnologia no Brasil
A suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil foi um dos principais temas abordados durante o seminário Esfera, realizado no Rio de Janeiro, e deixou em alerta os executivos de grandes empresas de tecnologia. A decisão do ministro Alexandre de Moraes causou grande preocupação entre os participantes, refletindo a insegurança jurídica no setor.
Em um dos painéis do evento, Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, ressaltou a importância do diálogo e da segurança jurídica, sem mencionar diretamente o bilionário Elon Musk, proprietário do X, ou o Supremo Tribunal Federal (STF). “Segurança jurídica e institucional é fundamental. Para chegarmos à estabilidade dos ecossistemas, temos que trabalhar dialogando com todo mundo, entendendo que a tecnologia empodera e ajuda a sociedade, a capacidade de resolver seus problemas, de se expressar e de se indignar. Agora, a gente nunca pode abrir mão do diálogo. O diálogo é que o faz com que a gente consiga ser uma sociedade que não caminha para trás, mas para frente”, afirmou Coelho, respondendo a uma provocação do moderador William Waack sobre a decisão de Moraes.
Coelho também fez questão de diferenciar o Google do X, destacando a contribuição da empresa para a economia brasileira. “Nesse mundo poroso, sem fronteiras físicas definidas, não dá para colocar todo mundo na mesma classificação de big tech. O Google tem 20 anos de Brasil. A gente está aqui, emprega, paga imposto. São propostas diferentes, de construção diferentes. Nosso papel aqui é ajudar o Brasil”, disse, citando um impacto de R$ 188 bilhões na economia. Ele também destacou a posição do Google como um dos principais contribuintes na cidade de São Paulo e enfatizou a boa relação da empresa com o Brasil.
“Estamos num mundo e num ambiente onde se compete por recursos. Quando agrega risco, agrega incerteza, agrega custo”, alertou Coelho, reforçando a necessidade de um ambiente de negócios estável para o progresso tecnológico no país.