Ex-Secretário de Abreu e Lima é preso suspeito de formação de milícia em Pernambuco
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE), realizou nesta sexta-feira, 12 de julho, a prisão do ex-secretário de Governo do município de Abreu e Lima, Rostand Cavalcanti Belém, seu filho e outros oito policiais militares, incluindo um detido durante o serviço por colegas.
A operação faz parte da 37ª Operação de Repressão Qualificada, denominada “Derrama”, que cumpriu mandados de prisão em Serra Talhada, Paulista e Abreu e Lima. Simultaneamente, a Operação Escudeiros II foi deflagrada para cumprir ordens em Abreu e Lima e Recife. Iniciada em outubro de 2023, a investigação visa identificar e desarticular uma milícia privada envolvida em extorsão, lesão corporal, homicídio e práticas reiteradas de peculato por um dos alvos.
As investigações foram conduzidas com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e operacional da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social, da Polícia Científica e do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SDS-PE).